Como escrever de forma positiva
positive writing

A escrita positiva tem o poder de mudar a maneira como as pessoas pensam e sentem. Seja você um escritor, blogueiro ou apenas alguém que deseja melhorar suas habilidades de comunicação, incorporar palavras positivas em sua escrita pode ter um impacto profundo em seu público. Neste artigo, exploraremos a ciência por trás da escrita positiva e mostraremos como aproveitar seu poder para transformar sua escrita e aumentar seu impacto.

Como seres humanos, somos programados para responder a palavras e emoções positivas. A pesquisa mostrou que a leitura de palavras e frases positivas pode desencadear a liberação de hormônios felizes como a dopamina e a oxitocina, que podem aumentar os sentimentos de felicidade, alegria e bem-estar. Por outro lado, palavras e emoções negativas podem desencadear a liberação de hormônios do estresse, como o cortisol, que podem aumentar os sentimentos de ansiedade e tristeza.

Portanto, é essencial escolher bem as palavras ao escrever. As palavras que você usa podem moldar o tom e o humor de sua escrita, bem como influenciar a maneira como as pessoas percebem você e sua mensagem. Esteja você escrevendo um artigo, uma postagem de blog ou até mesmo um tweet, incorporar palavras positivas em sua escrita pode causar um impacto significativo em seu público.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a aproveitar o poder da escrita positiva:

 

1. Foco nas soluções em vez dos problemas

Em vez de se concentrar nas coisas negativas, pode ser mais eficaz escrever sobre soluções e oportunidades. Isso ajuda a manter uma atitude positiva e a inspirar os leitores.

 

2. Use palavras positivas

Palavras como “amor”, “esperança” e “alegria” têm um impacto positivo na forma como as pessoas percebem o seu mensagem. Ao usar palavras positivas, pode criar uma escrita mais positiva e otimista.

 

3. Evite o linguaje negativo

Palavras como “nunca”, “sempre”, “odeio” e “detesto” têm um impacto negativo na forma como as pessoas percebem o seu mensagem. Ao evitar este tipo de linguagem negativa, pode criar uma escrita mais positiva e otimista.

 

4. Escreva sobre experiências e situações positivas

Partilhar histórias positivas e motivadoras pode inspirar os leitores e ajudá-los a ver as coisas de uma forma mais positiva. Ao escrever sobre experiências e situações positivas, pode ajudar a criar um ambiente positivo e motivador na sua escrita.

 

5. Pratique a gratidão

A gratidão é uma ferramenta poderosa para aumentar o pensamento positivo e melhorar a escrita positiva. Ao escrever sobre as coisas pelas quais está grato, pode aumentar a energia positiva e melhorar a forma como as pessoas percebem o seu mensagem.

 

Em conclusão, a escrita positiva tem o poder de mudar a forma como as pessoas pensam e se sentem. Ao incorporar palavras e emoções positivas na sua escrita, pode melhorar o seu impacto e criar uma escrita mais positiva e motivadora. Por isso, coloque estas dicas em prática hoje mesmo e transforme a sua escrita para sempre!

 

Referências

    • Martin, L. (2017). The Positive Power of Writing. Psychology Today. 3 de fevereiro de 2023.
    • Você vai gostar também de “The Power of Words” de Susan Wranik (ative as legendas em Português)

Subscribir
Notify of
0 Comentarios
Inline Feedbacks
View all comments
No hay Productos. Clique aquí para promocionar el suyo.

Más en Blog
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x

Pin It on Pinterest

Share This